Postagens Recentes

✫VOID INDICA✫ Archive Team's GameMaker Sandbox - Impedindo que a história dos Indies seja esquecida

Se você está lendo este artigo na ordem, você provavelmente percebeu que o anterior também era sobre conservação. E bem, existe um bom motivo para isso. Este é um projeto que faz um trabalho essencial para conservação, mas que depende de uma ferramenta muito maior do que ele mesmo.

O Archive Team é uma iniciativa de grupos online para arquivamento de uma enorme quantidade de ambientes online, onde eles organizam mutirões para conseguir recuperar logs, cache, backups e mensagens de ambientes online que já foram  extintos.

Eles utilizam como base a infraestrutura da Archive.org, que não é relacionada a eles, que é um mega acervo de conservação online, contendo software de computadores a muito mortos, gravações digitalizadas de programas de rádio antigos, livros a muito tempo fora de impressão, artigos e matérias de jornal censurados, além de serem os criadores da Wayback Machine e serem a coluna dorsal do ambiente Wikia e de várias plataformas baseadas em repositórios online.

O Archive Team tem múltiplos projetos simultâneos, mas o que eu estou falando sobre hoje é o GameMaker Sandbox, ou YoYo Games Sandbox, que é o nome do antigo site da GameMaker onde os criadores que utilizavam a engine para fazer os seus jogos podiam expor suas criações.

Desde de 2016, os jogos hospedados na galeria não se encontram mais online, significando a perda de quase todos os jogos que não tinham backups nos sites dos criadores ou por fans.

É ai que o Archive Team entra na jogada. Com mais de 100 mil jogos correndo o risco de serem completamente apagados da internet do dia para a noite, eles fizeram um mutirão (iniciado em 2014, que foi quando foi anunciado a intenção de tirar a galeria do ar) de utilizar o sistema da Archive.org, mais especificamente a Wayback Machine, para gerar um backup de todo o acervo existente na galeria dentro da Wayback Machine, para que estes jogos continuassem acessíveis para o grande público.

Graças a isso, nós podemos acessar muitos jogos que hoje em dia estariam perdidos se não fosse a ajuda de arquivistas voluntários.

Mas o mais importante deste artigo e ressaltar a importância da Archive.org, que é a estrutura criada por comunidades do mundo todo, que possibilitou que este acervo e muitos outros fossem conservados. A Archive.org pode ser chamada de a Biblioteca de Alexandria da internet, e precisamos garantir que ela continue existindo para que nós possamos consultar a nossa história.

Vídeo retirado do canal: Paul Eres 
(Notem que os jogos nesse vídeo não são de maioria do arquivo, mas são um bom exemplo do tipo de jogo que pode sem encontrado la).

Hoje em dia a Archive.org está sempre sendo alvo de ataques, desde governos querendo que ela tire artigos e páginas que eles censuraram (como aconteceu esta semana com o governo britânico pediu a remoção de todos os artigos e declarações envolvendo o partido conservador da base de dados do programa devido a grupos de mídia utilizarem as informações deste artigos e declarações para questionar inconsistências nas declarações do partido atualmente) como o caso das editoras de livros que ganharam recentemente um processo bilionário contra o programa devido ao projeto de distribuição de eBooks de graça por tempo indeterminado durante a quarentena para compensar a dificultação do acesso as bibliotecas.

Por isso, eu quero utilizar o dia de hoje para ressaltar a importância da conservação da história. Projetos como a GameMaker Sandbox Archive e a BlueMaxima's Flashpoint são só a ponta do iceberg, e essa história, que vai muito além destes projetos e do nosso hobbie, são importantes demais para serem perdidos.

Para aqueles que estiverem interessados, você podem visitar a Archive.org ou fazer doações por aqui, e o projeto envolvendo a GameMaker Sandbox pode ser localizado aqui, é só seguir os passos e experimentar com o que eles conseguiram salvar.

E ai, gostaram da iniciativa? Digam ai nos comentários.

Nenhum comentário