✫VOID INDICA✫ Flashpoint - Conservando os clássicos do Flash para as futuras gerações
Para o pessoal que cresceu com computadores no início dos anos 2000, você provavelmente deve ter boas lembranças de jogos em flash no navegador. Muita gente se lembra de alguns clássicos como o Alien Hominid, Gemcraft, Interactible Buddy, Papa's Pizzeria, etc.
O que muita gente pode não saber é que o formato Flash, que era o padrão para desenvolvimento de conteúdo interativo na internet pela maioria dos anos 2000 morreu este ano. A Adobe, atual retentora dos direitos da ferramenta Flash (Atualmente contida no pacote Adobe dentro do Adobe Animate), cortou todo o suporte e atualizações para o formato, significando a morte final do formato e com isso ele começará a desaparecer dos navegadores (como por exemplo o Chrome, que já tirou o suporte ao formato ano passado, e muitos outros que estão vindo).
Muitas pessoas não sabem, mas uma boa parte dos desenvolvedores envolvidos com a renascença dos jogos Indie (pois a cena Indie existe desde de que computadores se tornaram acessíveis para o público comum, só não tinham este nome ainda) tiveram o seu início no Flash. Um dos exemplos mais conhecidos é Edmund McMillen, que antes de fazer Binding of Isaac, ele era um desenvolvedor com uma presença forte no Newgrounds, um dos maiores repositórios de jogos e animações em Flash online, com clássicos como Time Fcuk, Spewer, Aether, etc.
Vídeo retirado do canal: BlueMaxima's Gaming Channel
Perder acesso ao formato Flash tristemente vai significar uma parte extremamente importante da história dos jogos (como aconteceu com o decaimento de mídia matando uma boa parte dos jogos criados antes dos anos 90 para computadores por "desenvolvedores de porão") e por isso que iniciativas de conservação como o projeto Flashpoint são tão importantes.
Para aqueles que ficaram interessados, deem uma olhada no projeto aqui, e deem uma jogada se nunca jogaram algum dos jogos que vocês verem ali. Vale a pena.
E ai, gostaram do projeto? Digam ai nos comentários.
Nenhum comentário