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✫VOID INDICA✫ Flashpoint - Conservando os clássicos do Flash para as futuras gerações

Para o pessoal que cresceu com computadores no início dos anos 2000, você provavelmente deve ter boas lembranças de jogos em flash no navegador. Muita gente se lembra de alguns clássicos como o Alien Hominid, Gemcraft, Interactible Buddy, Papa's Pizzeria, etc.


O que muita gente pode não saber é que o formato Flash, que era o padrão para desenvolvimento de conteúdo interativo na internet pela maioria dos anos 2000 morreu este ano. A Adobe, atual retentora dos direitos da ferramenta Flash (Atualmente contida no pacote Adobe dentro do Adobe Animate), cortou todo o suporte e atualizações para o formato, significando a morte final do formato e com isso ele começará a desaparecer dos navegadores (como por exemplo o Chrome, que já tirou o suporte ao formato ano passado, e muitos outros que estão vindo).
Muita gente subestima a importância dos jogos em Flash, e por isso não se ouvia muito falar de projetos de conservação, mas pessoas dedicadas e entusiastas do desenvolvimento independente estão criando uma plataforma chamada BlueMaxima's Flashpoint (ou só Flashpoint), que planeja criar um acervo e conservar o máximo de jogos em flash de forma jogável para que pessoas no futuro possam acessar uma parte tão importante do desenvolvimento do ambiente Indie.

Muitas pessoas não sabem, mas uma boa parte dos desenvolvedores envolvidos com a renascença dos jogos Indie (pois a cena Indie existe desde de que computadores se tornaram acessíveis para o público comum, só não tinham este nome ainda) tiveram o seu início no Flash. Um dos exemplos mais conhecidos é Edmund McMillen, que antes de fazer Binding of Isaac, ele era um desenvolvedor com uma presença forte no Newgrounds, um dos maiores repositórios de jogos e animações em Flash online, com clássicos como Time Fcuk, Spewer, Aether, etc.

Vídeo retirado do canal: BlueMaxima's Gaming Channel

Perder acesso ao formato Flash tristemente vai significar uma parte extremamente importante da história dos jogos (como aconteceu com o decaimento de mídia matando uma boa parte dos jogos criados antes dos anos 90 para computadores por "desenvolvedores de porão") e por isso que iniciativas de conservação como o projeto Flashpoint são tão importantes.

Para aqueles que ficaram interessados, deem uma olhada no projeto aqui, e deem uma jogada se nunca jogaram algum dos jogos que vocês verem ali. Vale a pena.

E ai, gostaram do projeto? Digam ai nos comentários.

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