✫VOID INDICA✫ SCP Secret Laboratory - Jogo no estilo Counter Strike, só que completamente diferente.
Para a galera que se lembra da época da Lan House, provavelmente vai se lembrar do saudoso Counter Strike, jogo de tiro em primeira pessoa em que os jogadores se dividem em 2 times e tem que cumprir objetives ou simplesmente matar o time adversário (sendo sincero, acho que a maioria das vezes, o pessoal por diversão só matava o outro time mesmo, mesmo tendo objetivos).
Bem, aqui eu venho apresentar outro jogo que me fez lembrar dessa época. O jogo foi lançado de graça na Steam em 2017 e que vem recebendo updates constantemente.
Criado a partir dos conceitos utilizados no fangame SCP Containment Breach (Baseado no meta-universo Fundação SCP, um projeto de ficção coletiva gerenciado pela SCP Wiki: http://scp-pt-br.wikidot.com) só que com uma pegada voltada para o multiplayer, o SCP Secret Laboratoy cria uma experiência em que os jogadores podem jogar dentro das múltiplas funções apresentadas dentro fangame original.
Utilizando-se de uma lógica similar à do Counter Strike para as partidas, os jogadores são divididos em times (Fundação SCP, Insurgência do Caos e SCPs) e são sorteados de acordo com a quantidade de jogadores na sala para ocupar uma das funções existentes dentro do jogo.
No total o jogo possui 2 funções por facção (exceto a facção SCPs, onde todos têm a função de matar todos jogadores humanos ou só a fundação SCP dependendo das regras da sala) a função Escapar e a função Objetivo.
Na facção da Fundação SCP, que é equivalente a facção Counter-Terrorists do Counter Strike, você é parte da equipe do laboratório, e tem como objetivo acabar com os invasores, resgatar os Cientistas e neutralizar os SCPs a todo custo. Na função Escapar você tem os Cientistas (Scientists), que começam com os cartões de acesso para abrir as portas trancadas e na função Objetivo você tem os Guardas (Facility Guard) e a Força Tarefa Móvel (MTF), que se diferem pelo local onde eles iniciam partida e equipamentos, mas são praticamente o que os CTs no CS são normalmente, então eles que irão estar lutando a maior parte do tempo.
Na facção Insurgência do Caos, que é equivalente aos Terrorists do Counter Strike, você é parte de um grupo dissidente da Fundação que está lá para sabotar o laboratório e ajudar os Classe D a escapar. Na função Escapar, você tem os Classe D, que são prisioneiros usados para os experimentos, que começam sem nada mas sempre vão estar em maior número no início da partida e na função Objetivo a própria Insurgência do Caos, que são os Terroristas e vão fazer a maioria das lutas para essa facção.
Por fim, na facção SCPs, você é um dos monstros que escaparam da contenção, cada um com uma mecânica única, mas que todos possuem um único objetivo: matar os jogadores humanos de uma forma ou de outra. Eles são a estrela do jogo, pois cada monstro funciona de forma a forçar os outros times a jogarem de formas diferentes para escapar deles.
Todos os times têm uma mecânica de “Recrutamento” que ajuda a manter os jogadores que morreram ou fugiram a continuarem na partida. No caso dos times humanos, quando alguém do seu respectivo time com a função Escapar conseguir escapar ou morrer, eles irão renascer na próxima “onda” de chegadas como alguém da função Objetivo do seu time. Você também forçar alguém da função Escapar do time adversário a entrar no seu time se você usar o Desarmador para render eles e levar eles até a saída vivos.
Já na facção SCPs, cada personagem funciona de uma forma exclusiva, por isso aqui vai um resumo deles:
SCP-049 – O Doutor das Pragas: Esta classe é a “recrutadora” dos monstros. Este monstro tem uma aparência inspirada naqueles Doutores das Pragas medievais. Possui a habilidade de matar os jogadores humanos com o toque e logo em seguida pode fazer uma operação neles para trazer eles de volta à vida porém como integrante da facção dos monstro.
SCP-079 – A Velha Inteligência Artificial: Esta classe é um computador velho que é dominado por uma Inteligência Artificial maligna e que foi conectado ao servidor da Fundação por algum motivo misterioso. Ela só tem uma chance de aparecer se pelo menos outro SCP estiver na partida, e suas mecânicas são baseadas em controlar as portas, armadilhas e câmeras do laboratório para atrapalhar os humanos e ajudar os monstros. Ela consegue experiência por pessoas que ela ajuda a matar, podendo usar para comprar upgrades que aumentam o controle da IA sobre o laboratório.
SCP-096 – O Acanhado: Trata-se é um homem alto e esguio que fica chorando constantemente. Esta classe não pode atacar a não ser que alguém tenha olhado para a cara dela. Se alguém olhar para a cara dela, ela vai começar a gritar por alguns segundos e ganhar um boost enorme de velocidade, podendo até quebrar portas para abrir passagem. Depois de matar o alvo ela se acalma de novo e precisa descansar por alguns segundos antes de voltar a ficar brava.
SCP-106 – O Velho: Trata-se de um velho estranho que secreta uma substância pútrida altamente corrosiva e flutua de forma esquisita. Esta classe não mata diretamente, no lugar disso ela captura humanos e coloca eles em uma área fora da realidade, na qual eles tem uma chance aleatória de morrer lá dentro ou ser teleportado para algum lugar aleatório. Esta classe pode atravessar portas fechadas e pode marcar pontos do mapa para se teleportar entre estes pontos.
SCP-173 – A Escultura: Se trata de uma escultura de concreto. Esta classe é extremamente rápida e forte, mas não consegue se mover enquanto alguém estiver olhando para ela. Quando ela estiver por perto, os jogadores humanos ficarão com uma barra de visão no canto de suas interfaces, que irá fazer eles piscarem no momento que ela esvaziar.
SCP-939 – As Muitas Vozes: São duas feras gigantes que parecem bestas sem pele. Esta classe não enxerga normalmente, tendo uma visão de radar que detecta quando outros jogadores estão fazendo barulhos, podem assim ver através de paredes. Ela é rápida e consegue matar a maioria dos jogadores humanos com 2 ataques certeiros. Também possuem a habilidade especial de invadir o Chat dos outros times apertando V para falar com eles, podendo se passar por outros jogadores para enganar eles.
A grande sacada desta facção é que, diferente das outras 2 em que os jogadores são mais ou menos independentes desde de que eles cumpram os seus respectivos objetivos, os monstros todos funcionam de forma sinérgica, onde cada um cobre as fraquezas dos outros membros do time.
O jogo é gratuito e se encontra na Steam, possuindo até ferramentas para montar o seu próprio servidor para jogar com os seus amigos.
E ai! Ficaram interessados? Se você já conhece o universo SCP, nos diga o que achou do jogo ou do universo nos comentários.
Nenhum comentário