✫VOID INDICA✫ OFF - Outra alucinação coletiva
Como eu estava falando na indicação de Yume Nikki, é interessante ver a quantidade de materiais que nascem em volta de pequenos materiais, chegando a um dia se tornar conceitos gigantes na industria.
Como o Yume Nikki era mais focado nos conceitos de sonhos e gameplay explorativo, com um mundo mais aberto ou sem o foco em combate, o OFF por outro lado traz 3 conceitos para a mesa, e trabalha eles o bastante para ser um jogo tão importante para o mundo dos video games quanto Yume Nikki.
Off se trata de um jogo de RPG Maker que, superficialmente, é como qualquer outro jogo de RPG Maker. Em questão de mecânicas ele não é la nada muito diferente do tipo de jogo padrão lançado na ferramenta, e para muitos, somente ver o combate e alguns dos puzzles não apresenta o que realmente faz deste jogo algo especial.
O que torna OFF importante é como ele construiu 2 dos pilares que hoje sustentam uma parte dos jogos indies e até alguns jogos AAA.
O primeiro pilar é o Surrealismo. OFF, diferente de muitos jogos da época, que se focavam em história mais fantasticas, cheias de personagens e reviravoltas em ambientes de fantasia medieval, urbana ou futurista, ele se foca em vez disso em criar um mundo inteiro de forma completamente alienígena a realidade que a gente conhece.
O universo representado por OFF se trata de um mundo minimalista visualmente, sendo composto de formatos básicos e cores primárias, sem muita complexidade visual. Tudo é extremamente padronizado com exceção dos NPCs principais e dos inimigos mais poderosos. Até a sua equipe dentro do jogo não passa de meros círculos que acompanham o personagem principal.
Mas as formas simples são na verdade um efeito relacionado a realidade absurda e surreal em que os personagens existem. Conforme você for conversando com os personagens da história, você vai descobrindo como tudo neste mundo faz algum sentido, por mais torto que seja, por exemplo, o mundo é tão simplificado que os famosos 4 elementos, que em qualquer outro universo seriam Água, Terra, Fogo e Ar, aqui são na verdade Plástico, Metal, Carne e Fumaça, pois o mundo é tão minimalista que os seus elementos básicos são praticamente elementos necessário para fazer o mundo funcionar e nada mais. Em um mundo extremamente focado em trabalhos e industrias, tudo o que forma esta realidade não passam de elementos básicos da industria.
O segundo pilar é a Metatextualidade, onde o universo faz uma aberta separação do jogador e do personagem principal, conhecido como O Batedor, e isto é extremamente importante para o desenrolar da história. Os personagens sabem que você só está controlando o Batedor, incluindo o próprio Batedor, e o jogo vai jogar algumas bola curvas relacionadas a este conceito, incluindo um questionamento sobre como as regras implícitas do jogo não são necessariamente regras da realidade dentro do universo do jogo. Isso cai bastante no conceito por traz do nome do jogo. OFF tem muitos usos na língua inglesa (apesar do jogo ser francês), entre estes usos temos coisas como: Desligado, Algo Errado, De Fora, etc. Note que dentro do jogo, todos estes usos são trabalhados.
Se você já jogou jogos como Hylix, Undertale, Lisa the Painful RPG, Space Funeral, Ghost Suburb 2, Middens, Gingiva, Suits e muitos outros, você já jogou jogos que tiveram influências diretas deste jogo.
Vídeo retirado do canal: Nitro Rad
Mortis Ghost, o criador do jogo, talvez nunca imaginou que seu projeto ganharia tal relevância para o universo dos jogos, e muitos do conceitos que hoje em dia são considerados batidos e clichê em jogos hoje em dia, OFF foi um dos primeiros jogos a acumular uma comunidade grande que fez isso direito.
Para aqueles interessados, você podem baixar o jogo aqui (Se quiserem tem versão em português).
E ai, gostaram do jogo? Digam ai nos comentários.
Nenhum comentário