Postagens Recentes

✫VOID INDICA✫ Æther: The Infinite Library - Quebrando as barreiras do Rom Hack

Uma coisa que sempre me encanta em comunidades de fãs é ver o que eles estão produzindo em volta de uma série que eu gosto, e por isso, não se pode deixar de lado o que vem das comunidades de Rom Hacks e Mods, pois eles sempre trazem alguma interessante para a conversa.

Depois de muito tempo que as comunidades dedicadas especificamente a Rom Hacks se formaram, algumas delas começaram a se especializar em jogos ou séries específicas, como a Zeldix para The Legend of Zelda: A Link to the Past, a Sonic Retro para toda a série Sonic mas com foco no Mega Drive e a Super Mario World Central para o Super Mario World principalmente, mas atualmente carrega também hacks de Super Mario World 2: Yoshi's Island e Super Mario 64.
O meu foco de hoje é na SMWC (Super Mario World Central) e no seu evento de demonstração conhecido como a C3 (Central Creativity Convention/Convenção de Criatividade da Central) que traz uma quantidade enorme de projetos e provas de conceitos que a comunidade está envolvida.


O projeto Æther: The Infinite Library, que é um conceito mais completo do velho projeto Æther: The Paramount Omnibus, que era mais similar com o Super Mario World padrão, mas que agora entrou para a categoria de Conversão Total.

Para os que não conhecem, uma Conversão Total é uma categoria de Hacks e Mods em que a única coisa que sobra do jogo original é a engine básica e alguns elementos distintos, com todo o resto se tornando um jogo novo (Um exemplo é o próprio Counter Strike, sendo uma Conversão Total de Half Life).

Æther: The Infinite Library impressiona pois com exceção de alguns sprites e sons placeholders que ela herdou do Super Mario World, qualquer pessoa que veja um vídeo de gameplay desta Hack vai ter uma dificuldade enorme de identificar que este jogo na verdade é uma Hack de Super Mario World.


A demo tecnicamente só conta com um "único" nível, mas ele na verdade inverte a lógica do jogo e o nível na verdade cobre uma enorme parte do mapa mundi do jogo, e segue mais a lógica do Metroidvania, em que você irá navegar o mapa pelo nível, e o mapa mundi serve mais como forma de encontrar entradas alternativas para sessões do nível principal.

Na própria postagem da Hack é possível ver um mapa do nível, e ele impressiona pelo tamanho e número de conexões. Alem disso, ela adiciona algumas mecânicas que mudam completamente a lógica de como você enxerga o mapa.

Um bom exemplo é o fato de você pode escalar qualquer parede  (Incluindo aquelas no fundo do cenário), tornando qualquer detalhe do cenário extremamente importante como forma de navegação. Outro é o fato de que itens que você sempre considerou partes cenário (Como as folhas trampolim), itens da fase (como os trampolins mola) e até mesmo os inimigos podem ser comprados ou capturados e guardados na sua bolsa de itens, mudando completamente a lógica como você pensa nos puzzles de movimentação.


Vendo o quanto esta hack conseguiu mudar completamente a forma como eu vejo objetos e elementos do Super Mario World, e quanto potencial existe no menor e mais desimportante elemento desde de que você pense neles de uma forma diferente.

Para aqueles interessados, vocês podem baixar o patch aqui, a ferramenta de patch aqui, o emulador recomendado aqui. Tristemente a rom recomendada tem que ser procurada online.