✫VOID INDICA✫ Spark the Electric Jester – Um Sonic Brazuka, a la Kirby
Lake
Fepard, uma lendas das fangames de Sonic, nos traz o seu primeiro projeto 100%
original.
Muita gente
já deve saber que existe uma comunidade gigantesca de fans de Sonic que
produzem os mais variados trabalhos possíveis. Diga-se de passagem, a SAGE
(Sonic Amateur Games Expo) é uma das maiores convenções online focadas em uma
série única.
Um membro
desta comunidade que sempre mostrou muito potencial foi Lake Fepard, um game
designer brasileiro que se formou no ferro e no fogo dos fangames. Sendo o
criador de Sonic before the Sequel, Sonic after the Sequel e Sonic Chrono
Adventure, ele acabou se tornando uma lenda dos fangames devido a sua qualidade
e atenção a detalhes.
Nisso, ele
resolveu abrir as suas asas e tentar um projeto 100% original, e com isso ele
nos trouxe o incrível Spark the Electric Jester, um jogo que apesar de deixar
óbvia a sua inspiração em Sonic, tem bastante ideias novas para mostrar uma
identidade própria.
Spark demonstra
um estilo que pode ser resumido como “Semi-Saturno”, baseado nas sensibilidades
estéticas do Sega Saturno mas não sendo exatamente baseado em qualquer jogo
especifico. Se alguém já jogou Babel Sword ou Freedom Planet, vocês conseguem
entender do que eu estou falando.
Em questão
de gameplay, o jogo possui um foco em plataformas, mas o mais importante é a
utilização de habilidades, e se você conhece a série Kirby, pode reconhecer
algumas das inspirações de como elas funcionam. Lake Fepard nunca escondeu
também ser fã de Kirby, o que é visível até nos seus fangames de Sonic, onde
existiam algumas referências a outra série, como os chapéus das habilidades
Beam e Mirror como powerups.
Em Spark,
estes powerups são dos mais variados, cada um dando uma sensação diferente de
gameplay, como alguns sendo focados mais em combate, outros em navegar a fase e
outros em lidar com uma grande quantidade de inimigos rapidamente. É sempre bom
experimentar quando você consegue um power up novo.
Outra adição
interessante é o sistema de “especial” do jogo, em que fazer combos e não levar
dano vai enchendo uma barra especial que quando cheia, irá liberar poderes mais
fortes para a sua habilidade, como golpes mais fortes, golpes secretos ou
melhorar os efeitos da sua habilidade.
Isso é
bastante importante quando você entra em lutas contra chefes, pois eles são bem
mais complicados do que os inimigos normais, e te recompensam por aprender os
seus padrões e não ser atingido.
O tamanho do
jogo é bom para a quantidade de campanhas que ele possui (uma para o Spark, uma para um personagem secreto e outra para o Spark de novo, só que com algumas
funções do tipo New Game+), e além disso possui uma quantidade interessante de
desafios para enfrentar.
É importante
ressaltar que o gameplay frenético traz situações bastante complexas,
especialmente no New Game+ e nos desafios. É uma ótima
pedida para fãs de platformers e vale a pena para valorizar os jogos
nacionais. Deem uma olhada nele e em sua sequência na Steam.
E ai!
Gostaram do jogo? Conhecem outros jogos no mesmo estilo que gostariam de
compartilhar? Comentem.
Nenhum comentário