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✫VOID INDICA✫ Spark the Electric Jester – Um Sonic Brazuka, a la Kirby

Lake Fepard, uma lendas das fangames de Sonic, nos traz o seu primeiro projeto 100% original.


Muita gente já deve saber que existe uma comunidade gigantesca de fans de Sonic que produzem os mais variados trabalhos possíveis. Diga-se de passagem, a SAGE (Sonic Amateur Games Expo) é uma das maiores convenções online focadas em uma série única.

Um membro desta comunidade que sempre mostrou muito potencial foi Lake Fepard, um game designer brasileiro que se formou no ferro e no fogo dos fangames. Sendo o criador de Sonic before the Sequel, Sonic after the Sequel e Sonic Chrono Adventure, ele acabou se tornando uma lenda dos fangames devido a sua qualidade e atenção a detalhes.


Nisso, ele resolveu abrir as suas asas e tentar um projeto 100% original, e com isso ele nos trouxe o incrível Spark the Electric Jester, um jogo que apesar de deixar óbvia a sua inspiração em Sonic, tem bastante ideias novas para mostrar uma identidade própria.

Spark demonstra um estilo que pode ser resumido como “Semi-Saturno”, baseado nas sensibilidades estéticas do Sega Saturno mas não sendo exatamente baseado em qualquer jogo especifico. Se alguém já jogou Babel Sword ou Freedom Planet, vocês conseguem entender do que eu estou falando.

Em questão de gameplay, o jogo possui um foco em plataformas, mas o mais importante é a utilização de habilidades, e se você conhece a série Kirby, pode reconhecer algumas das inspirações de como elas funcionam. Lake Fepard nunca escondeu também ser fã de Kirby, o que é visível até nos seus fangames de Sonic, onde existiam algumas referências a outra série, como os chapéus das habilidades Beam e Mirror como powerups.

Em Spark, estes powerups são dos mais variados, cada um dando uma sensação diferente de gameplay, como alguns sendo focados mais em combate, outros em navegar a fase e outros em lidar com uma grande quantidade de inimigos rapidamente. É sempre bom experimentar quando você consegue um power up novo.

Outra adição interessante é o sistema de “especial” do jogo, em que fazer combos e não levar dano vai enchendo uma barra especial que quando cheia, irá liberar poderes mais fortes para a sua habilidade, como golpes mais fortes, golpes secretos ou melhorar os efeitos da sua habilidade.

Isso é bastante importante quando você entra em lutas contra chefes, pois eles são bem mais complicados do que os inimigos normais, e te recompensam por aprender os seus padrões e não ser atingido.

O tamanho do jogo é bom para a quantidade de campanhas que ele possui (uma para o Spark, uma para um personagem secreto e outra para o Spark de novo, só que com algumas funções do tipo New Game+), e além disso possui uma quantidade interessante de desafios para enfrentar.

É importante ressaltar que o gameplay frenético traz situações bastante complexas, especialmente no New Game+ e nos desafios. É uma ótima pedida para fãs de platformers e vale a pena para valorizar os jogos nacionais. Deem uma olhada nele e em sua sequência na Steam.


E ai! Gostaram do jogo? Conhecem outros jogos no mesmo estilo que gostariam de compartilhar? Comentem.

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