Postagens Recentes

✫VOID LEMBRA✫ VISITANDO A IDADE DA PEDRA NO SUPER NINTENDO

Se existe uma tendência muito forte no Super Nintendo, era a quantidade de jogos que envolviam homens da caverna de alguma forma, alguns na forma de viagem do tempo, outros através de homens da caverna sendo descongelados ou trazidos para outras eras e outros em que você simplesmente era um homem das cavernas em uma aventura na idade da pedra.


Nesta lista de hoje eu junto 4 jogos com pegadas bastante interessantes que tem a ver com essa tendência que veio e foi dos anos 90.
SUPER BONK 1 E 2

Vídeo retirado do canal: GrGak Games
Para quem não conhece a série Bonk, vocês podem até acabar se perguntando, por que o Super Bonk? Ele não é um jogo da idade da pedra. Bem, ai é que vocês estão errados. Super Bonk, apesar de suas primeiras fases se passarem nos tempos atuais, é um jogo de viagem no tempo em que o seu personagem principal (O garoto da caverna, o Bonk) tem que lutar para voltar para a idade das cavernas.

Os 2 jogos são os únicos jogos da série lançados para o Super Nintendo, com a sequência se passando completamente na idade da pedra. Mas muitas pessoas nunca ouviram falar deste jogo por ele só ter sido lançado no japão, com o seu nome baseado em trocadilhos (Com alguma sigla fazendo uma piada com o nome do console mais a palavra Genjin, que significa Homen da Caverna em japonês, como por exemplo PC-Genjin no PC-Engine ou FC-Genjin no Famicom).

O que eu gosto de citar os 2 jogos do Super Nintendo é que apesar dos dois jogos manterem a maioria das mecânicas (por serem as marcas registradas da série), a mecânica principal dos 2 jogos muda bastante.

No Super Bonk a mecânica principal se resume aos 3 estágios de Humor (Calmo, Nervoso e Frenético) e os 3 Tamanhos (Pequeno, Normal e Gigante), que cada um tem suas características. 

O Humor Calmo é o seu humor básico, e por si só não apresenta nenhuma habilidade especial. Já o Humor Nervoso, acessado ao comer uma carne pequena em estado Calmo, pode soltar raios pelos olhos que petrificam os alvos e paralisa os inimigos na tela quando ele bate a cabeça em algo sólido como o chão. Já o Humor Frenético, que é acessado comendo uma carne normal enquanto em estado Nervoso ou uma carne grande em qualquer estado é o mais caótico. Ao ser ativado, você entra em um estado de invencibilidade similar a estrela do Mario por alguns segundos e depois disso as suas cabeçadas são substituídas por linguadas ou rabadas.

Já os tamanhos são mais para exploração. O tamanho Normal é o seu tamanho básico e pode ser acessado comendo doces amarelos. Já o tamanho Pequeno é capaz de gritar, criando plataformas que você pode montar em cima para cobrir grandes distâncias e consegue entrar em passagens pequenas. O tamanho Gigante é mais focado em destruição em massa, e por isso quando você está em estados diferentes de humor você vira um Kaiju (Um Gigante normal que pode jogar a própria cabeça com o humor Calmo, um Pássaro gigante que bota ovos explosivos e por fim o humor Frenético é um Godzilla, que pode ficar invisível).

Já no segundo jogo, cada tipo de alimento te da uma forma exclusiva, todas acessíveis na primeira faze, e todas com habilidades exclusivas, como a forma de Bailarina que se foca em mobilidade mas perde as cabeçadas aéreas, a forma de Camaleão que permite você a se prender em tubos e galhos, a forma de Toupeira que lhe permite cavar e atirar furadeiras, etc. As formas do jogo anterior retornam de forma mais especializada, com a forma Nervosa sendo igual ao Humor Nervoso, a forma de Tanque sendo igual ao Frenético Gigante e a forma de Anão, que tem os poderes do tamanho Pequeno.

JOE & MAC E JOE & MAC 2: LOST IN THE TROPICS

Vídeo retirado do canal: Kane TV
A série Joe & Mac é interessante pois ela é uma única série no japão, mas no ocidente ela foi dividida em duas devido a renomeação dos jogos, mas é até interessante eles 2 serem separados pois eles são completamente diferentes com exceção dos inimigos genéricos e da mecânica de rolar os inimigos.

O gameplay padrão de Joe & Mac é uma união de plataforma com run'n'gun (tipo Metal Slug e Contra), só que a parte plataforma é bem mais destacada.

Você joga com 2 homens da caverna (O Joe de Verde e o Mac de Azul) que tem que salvar as garotas da sua vila que foram sequestradas por homens da caverna de vilas rivais.

A graça principal da série é as armas criativas e os combos que podem ser feitos rolando e jogando inimigos paralisados. Muitas das lutas de chefe nesta série vão contar com inimigos sendo lançados na sua direção, permitindo que você arremesse eles em cima dos chefes para fazer combos malucos.

O primeiro jogo da série é mais direto ao ponto e linear, mas o segundo é especial pois ele conta com todo um sistema de exploração em que você pode habilitar novas fases e itens explorando o mapa mundo do jogo.

CONGO'S CAPER

Vídeo retirado do canal: Kane TV
E como eu disse acima, existe um jogo da série Joe & Mac que não tem o relação a ela no ocidente. E este jogo é o Congo's Caper, no japão conhecido como Tatakae Genshijin 2: Rookie no Bōken (Traduzido como Combate das Cavernas: As aventuras de Rookie), com Tatakae Genshijin sendo o nome principal da série.

Congo's Caper é um jogo interessante quando comparado com o seu progenitor.

Ele abre mão de várias das mecânicas apresentadas no jogo anterior (como os projeteis e a forma como o dano de combate funciona) para substituir ele por um foco muito mais forte em plataformas e utilizar os seus inimigos para fazer combos, abrir passagens ou como plataformas para alcançar novos lugares.

O jogo se passa com um casal de macaquinhos (Congo e Conguette aqui no ocidente) que ao entrar em contato com um cristal mágico, se transformam em pessoas da caverna, e logo em seguida a garota do casal é sequestrada por uma gangue de vilões da caverna.

Com isso, Congo, tem que correr atras deles para salvas sua namorada. O Congo tem a habilidade de pular na cabeça do inimigos para paralisar eles, bater no inimigos com o tacape, e quebrar blocos usando o tacape ou jogando inimigos neles além de pode usar inimigos paralisados como trampolim. Além disso, se ele levar dano ele volta a ser um macaco e fica mais fraco, podendo morrer no próximo hit que levar, mas se você pegar outro daqueles cristais mágicos, você pode voltar a ser um humano. Se você for um humano, ao pegar 3 cristais mágicos você vira o Super Congo, ficando mais resistente, podendo apanhar 3 vezes antes de perder a forma, e seus pulos ficam mais altos.

PREHISTORIK MAN

Vídeo retirado do canal: AssopraFitas
O jogo provavelmente menos conhecido desta lista, Prehistorik Man se trata de um jogo de plataforma em que o objetivo do personagem principal é conseguir juntar comida para a vila dele, que foi toda roubada.

Eu gosto de Prehistorik Man especialmente por que ele apresenta uma grande variedade de mecânicas criativas utilizando a desculpa da idade da pedra como base e ele se da o trabalho de focar nos detalhes, como a forma como o Sam corre ou ele fica se movimentando enquanto está sem andar.

Prehistoric Man conta com uma mecânica interessante de vida, em que se você for atingido por um golpe você tem a chance de matar o inimigo que te machucou para pegar parte da vida que você perdeu de volta. Isso gera momentos bem tensos durante o gameplay.

Mas o charme do jogo é bem singular e as habilidades do seu personagem não deixam a desejar. Você pode correr, pular e bater com o seu tacape, mas também possui um grito que destrói o que estiver na tela, mas que demora para recarregar, se tornando um recurso para ser usado somente quando necessário, além dos múltiplos gadgets que vocês vai habilitar durante o jogo para atravessar obstáculos temáticos.

Nenhum comentário