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✫VOID LEMBRA✫ A GRANDE GUERRA DOS MASCOTES RADICAIS

Quem sobreviveu aos anos 90 no mundo dos jogos, deve por algum momento ter se deparado com as intermináveis discussões sobre mascotes que aconteciam na época. Mario, Pacman, Bomberman e Mega Man no lado dos mascotes mais clássicos e bem comportados, e Sonic, Earthworm Jim, Boogerman e os Battletoads no lado do que hoje em dia podem ser chamados de "Era da Atitude".


Um evento que chacoalhou os video games na época era o fato de o Sonic conseguiu pela primeira vez quebrar o controle do trono dos mascotes, se tornando um dos mascotes mais falados da época, desbancando o controle total que o Mario tinha. Com isso, a guerra dos mascotes, que em uma luta sem regras, levou a criação de dezenas de mascotes, cada um mais "radical" e "descolado" e "cheio de atitude" do que o outro, todos com o objetivo de aproveitar o vácuo de poder deixado pela primeira derrota do Mario nas mãos do Sonic para conseguirem chegar no topo.
Vale ressaltar que nem todos os mascotes lançados nesta onda eram ruins ou até mesmo caça niqueis. Desde a existência do Pacman a guerra dos mascotes sempre existiu, só que de maneira mais branda, e até hoje temos muitos jogos bons que saíram disso. Por exemplo, Bomberman e Master Higgins com a Hudson com duas séries gigantescas de jogos bons, além do pequeno Milon com 2 jogos muito interessantes, Alex Kidd como o primeiro grande mascote da Sega, Bub e Bob representando a Taito em uma dezena de jogos, Mega Man representando a Capcom em uma das franquias mais longas e bem sucedidas de todos os tempos, etc.

A chegada do Sonic só aumentou a intensidade do combate, que podemos ver os efeitos desta mudança até a era do PS2, Game Cube e XBOX, onde temos propagandas de jogos como o Ty the Tasmanian Tiger espancando o Mario, o Crash e o Spyro ou o Blinx falando abertamente como ele iria redefinir os jogos de mascote. (E como não esquecer do hilários comerciais do Crash perdidão tentando arranjar briga com o Mario e todo mundo só ignorando o coitado).

Com isso eu queria lembrar de alguns mascotes legais que nasceram desta época e deixaram uma marca, de uma forma ou de outra. Nesta postagem eu estou só focando em mascotes que saíram pro SNES, mas temos dezenas de outros que são icônicos, dentro e fora do Super.

MR. NUTZ

Vídeo retirado do canal: Daniel Ibbertson
O Mr. Nutz é um caso bem engraçado pois ele se trata de um jogo que era originalmente pensado como um personagem de plataforma a moda antiga, um esquilinho bem comportado e carismático passando por aventuras meio malucas na floresta.

Só que, depois que o projeto já tinha começado, a primeira vitória do Sonic aconteceu, e boom, do nada o a publisher do jogo resolveu mudar o máximo que conseguiam dos materiais promocionais sem ter que alterar o jogo em si, com isso criando o extremamente confuso caso do jogo e do marketing diferirem bastante na caracterização do personagem. 

E esta disparidade não se desfez em sua sequência/spinoff lançada no amiga. Apesar do redesign, o jogo ainda era mais fofinho do que radical, e isso por que, de novo, de ultima hora mudaram o personagem principal de outro jogo que eles estavam fazendo.

Mas fora tudo isso, o jogo Mr. Nutz é um jogo de plataforma bem legal, com gráficos muito bem acabados e uma boa trilha sonora. Um bom representante do que a guerra dos mascotes podia oferecer de bom.

AERO THE ACROBAT & ZERO THE KAMIKAZE SQUIRREL

Vídeo retirado do canal: Werewolfy2
Apesar do nome meio maluco, os jogos até que são interessantes. A série Aero the Acrobat (Que conta com Aero the Acrobat 1 e 2 e Zero the Kamikaze Squirrel) é toda baseada no conceito de animais voadores.

Como eles são jogos de plataforma, os personagens não pode simplesmente voar para todos os lados, portanto o jogo conta com mecânicas de ataques aéreos. Aero é um morcego e conta com um mergulho vertical e ataque giratório que pode ser feito na diagonal, além de poder jogar estrelas douradas nos inimigos. Já o Zero é um esquilo voador que além de ter um nunchako e poder jogar shurikens, ele também pode fazer mergulhos curvado, podem planar ou mergulhar diretamente para baixo para conseguir impulso e poder subir através de passagens verticais.

Os 3 jogos são bastante interessantes e possuem os seus próprios temas, além do fato de que Zero é um vilão promovido para herói entre os jogos, um dos raros casos nos jogos em que esta mudança é feita de forma legal.

ROCKY RODENT

Vídeo retirado do canal: SnesTalgia
Rocky Rodent é um caso engraçado pois ele não fez la tanto sucesso, mas mesmo assim, é um dos jogos que eu mais me lembro ter jogando quando criança, especialmente se comparado ao resto da lista.

Em Rocky Rodent você é o Rocky, um gamba esquisito que utiliza poderes baseados em seus cortes de cabelo e enfrenta a máfia para resgatar a filha de um empresário.

A mecânica pode até parecer meio nada a ver, mas na verdade eles aplicam muito bem ela no jogo. Cada penteado conta com seu próprio gameplay exclusivo, se tornando quase como jogar com um personagem novo.

O primeiro penteado que você pega, o Topetão de Laque, faz você ficar parecido com um rinoceronte, podendo capturar inimigos com a ponta do seu cabelo e escalar batente se prendendo neles, o Moicano de Ferro, que transforma o seu cabelo em um boomerang que pode ser preso a paredes para fazer trampolins, a Rabo de Cavalo de Vinhas, que te permite se prender em ganchos para escalar grandes distâncias sem plataformas, além da Permanente de Molas, que permite que você use o seu cabelo para recochetear em tudo.

Por fim ele tem até um powerup especial em que você coloca um ninho de pássaro na cabeça e se chocar o ovo, um helper vai nascer e te ajudar nas fases.

SPARKSTER

Vídeo retirado do canal: Snes DRUNK
O Sparkster é um caso especial por ser um dos jogos que eu conheci depois de adulto, e como este jogo é bom. Sendo tecnicamente o terceiro jogo da série deles (Com os outros 2 sendo lançados para o Mega Drive, o primeiro chamado Rocket Knight Adventures e Sparkster respectivamente, com este último sendo lançado ao mesmo tempo que o Sparkster do SNES) mas ele possui um status confuso.

O que importa mesmo é que, em questão de gameplay, ele é o mais refinado desta lista. Sparkster é um gamba a jato. Ele é o membro de uma guarda de elite em um universo bastante steampunk, onde ele luta usando uma espada e uma armadura a jato.

A mecânica principal do jogo se encontra em carregar o seu jato para fazer manobras variadas. Você pode voar com ele em uma das 8 direções principais, ricocheteando em qualquer superfície que acertar, ou se não apertar para qualquer direção, ficar girando no mesmo lugar dando dano em todo mundo que encostar em você. Por último, como habilidade exclusiva deste jogo, você pode cortar a sua animação a qualquer hora usando o L ou o R do controle, dando uma espadada giratória bem forte na direção respectiva. O jogo conta bastante com essa habilidade, sendo ótima para controlar melhor o seu voo ou conseguir acertar inimigos difíceis.

E ai, gostaram da matéria? Digam ao nos comentários o que acharam.

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