✫VOID LEMBRA✫ CONCEITOS GENIAIS NO SUPER NINTENDO
Uma das coisas mais interessantes em revisitar jogos antigos, e conhecer jogos novos de consoles velhos, é encontrar ideias extremamente originais que até agora não são usadas em muitas coisas.
Nesta postagem do VOID LEMBRA eu vou falar de 5 jogos do Super Nintendo/Famicom que impressionam pelos conceitos de gameplay geniais.
YOUKAI BUSTER: RUKA NO DAIBOUKEN
Vídeo retirado do canal: Vysethedetermined2
Eu joguei um pouco do jogo dos Jetsons quando criança, mas nunca tinha conseguido chegar muito longe, por não conseguir entender bem como a mecânica do jogo funcionava. Ai, ao começar a buscar jogos antigos que não tinham vindo para o ocidente, eu acabei dando de cara com o jogo Youkai Buster, e como eu já era mais madura, acabei me familiarizando com os controles e as mecânicas, conseguindo chegar até o fim do jogo.
Quando eu cheguei no primeiro chefe de Youkai Buster, a minha ficha caiu que este jogo na verdade era a versão japonesa do jogo dos Jetsons. Ele é mais ou menos uma versão melhorada do jogo dos Jetsons feito com a ajuda dos desenvolvedores originais, e ele teve algumas melhorias da engine devido a utilização deste tempo extra para revisar o sistema.
A mecânica principal do jogo, apresentada no jogos dos Jetsons e aperfeiçoada aqui é o poder baseado em aspirar as coisas. A Ruka, uma garota demônio que trabalha para o grande senhor dos mortos, Emma-Daio (Aqui com o apelido Elvis), tem como principal forma de interagir com a fase e os inimigos a cabeça do Elvis, que tem o poder de aspirar as coisas com força colossal. Por isso, Ruka e Elvis não conseguem atacar diretamente, mas Elvis pode aspirar inimigos e objetos e jogar eles nos outros inimigos para causar dano. Mas o principal é o fato de que a aspiração do Elvis é forte o bastante para puxar Ruka por inteira e se prender a objetos, paredes e tetos.
Com isso, o gameplay se passa principalmente em utilizar a habilidade de se prender a superfícies para conseguir navegar as fases, alcançar lugares difíceis e passar de obstáculos complexos. As melhorias na engine facilitam a utilização desta mecânica ao máximo e o redesign do layout das fases ajuda a tirar total proveito disso.
UMIHARA KAWASE
Vídeo retirado do canal: SNES drunk
Umihara Kawase é um jogo extremamente especial para mim pois foi um dos primeiros exclusivos do japão que eu emulei. Todo o charme do ambiente e do design do jogo realmente me capturou de primeira e foi o estopim que me fez me interessar por jogos obscuros.
Umihara Kawase se passa no Reino dos Peixes, e você joga com uma garota chamada Umihara Kawase, que é um trocadilho com a frase Umi Hara Kawa Se, que seria uma ditado popular que significa que peixes do mar são carnudos na barriga e peixes de aguá doce são carnudos nas costas.
A mecânica principal do jogo é a utilização do Anzol Elástico que a protagonista carrega, que pode se prender quase todas as superfícies do jogo e utiliza toda uma física própria baseada em impulso elástico para navegar os ambientes. Além disso a Umihara pode paralisar os seus inimigos e colocar eles na sua bolsa de pesca para conseguir pontos.
O jogo começa lhe dando tutoriais de como utilizar o Anzol Elástico no início de cada fase, dando técnicas básicas da utilização do Anzol, mas se você quer terminar o jogo, terá que aprender exatamente como a física do Anzol funciona, pois as técnicas mais avançadas são bastante necessárias nas fases mais avançadas. Coisas como se acostumar com "estilingar" o seu corpo para cruzar grandes distâncias e escalar paredes usando o impulso do elástico serão cruciais.
Por fim o jogo utiliza desta mecânica para fazer lutas de chefe super criativas.
WHIRLO/XANDRA NO DAIBOUKEN: VALKYRIE TE NO DEAI
Vídeo retirado do canal: Nostalgia dos Games
Whirlo é um jogo que a primeira vista pode parecer um outro jogo de plataforma genérico, mas ele na verdade é um prequel do jogo Legend of Valkyrie e parte da série "Marvel Land", que existiu nos Arcades, Mega Drive e no PC-Engine além do Super Nintendo, e é a origem de uma das principais mascotes da Namco, depois de PacMan e Klonoa, a Valkyrie/Walkure.
Whirlo (Conhecido como Xandra no Japão) é um homem lagarto que vive em uma vila isolada que está sendo acometida por uma praga, e ele tem que procurar um remédio mágico para curar o seu filho, que ficou doente e pode morrer devido a praga.
O nome Whirlo, na versão Européia, foi dado devido a mecânica principal do jogo, o Whirlwind Drill, que é uma espécie de golpe carregado em que você voa feito um parafuso para frente com o seu forcado, perfurando obstáculos ou movendo objetos. Além disso você tem um super pulo que requer timing. Junto disso você pode atacar os inimigos por cima utilizando o seu forcado, só que se você errar ele pode fica preso no chão. Todas as habilidades acima citadas tem as suas fraquezas por utilizar elas da forma errada, e por isso ele é um jogo sobre timing e coordenação, não permitindo farofar pra chegar longe.
O jogo em si não é lá tão polido como o outros desta lista, mas ele tem bastante idéias boas para valer a penar jogar até o fim pelo menos uma vez. O mais legal mesmo é que se você conhece a história da série, existem várias situações em que você vai encontrar personagens que aparecerão no futuro da série, e se você tomar decisões que vão contra o canon da série, você terá um daqueles Game Overs não padrão, a la Metal Gear Solid 3, quando você da um jeito de matar o Ocelot.
PLOK
Vídeo retirado do canal: SNES drunk
Plok é um joguinho cartunesco com uma pegada muito interessante. Você joga com o sempre mal humorado Plok, que está bravo por que alguém teve a pachorra de roubar a bandeira da sua família que ficava no seu quintal. Por isso Plok vai viajar por todos os lugares que tenham mastos de bandeira que ele conseguir encontrar para ver se acha ela. A premissa parece ser uma piada, mas é uma piada bem contada e a reação dele para os objetos absurdos que ele acha nos mastros é demais.
Mas em questão de mecânicas, Plok tem uma sacada muito genial. Muitos jogos da época tinham personagens com membros que podiam se soltar do corpo ou flutuavam no ar, e Plok não é diferente. Mas neste caso, o corpo todo dele é destacável e pode ser arremessado para frente para atacar. O que torne ele mais interessante é que ele pode atacar até 4 vezes (1 para membro) mas se ele jogar as pernas, isso afeta a forma como ele se move. Conforme você vai avançando no jogo, vão aparecendo obstáculos e inimigos que podem roubar as suas partes do corpo, limitando os seus ataques e o movimento.
Enquanto que no começo do jogo você não presta muita atenção no fato de que você tem 4 membros, mais para frente isso se torna toda uma questão de gerenciamento dos seus ataques, pois atacar de forma errada pode te deixar vulnerável.
Além disso, em algumas fases posteriores, você poderá pegar alguns powerups que mudam a forma de como os seus ataques funcionam, mexendo ainda mais na mecânica.
GON
Vídeo retirado do canal: CGRundertow
Para aqueles que jogaram Tekken 3 e habilitaram todos os personagens, você provavelmente irão reconhecer o pequeno dinossaurinho Gon, que tem um dos finais mais engraçados do jogo.
Bem, ele não é um personagem do Tekken em si, mas é um convidado, vindo na verdade de uma série de Mangas, se tratando das desventuras do pequeno dinossauro, livre de diálogos mas com muita comédia visual.
O jogo do Super Famicom tenta capturar essa ideia e traz um jogo sem nenhum diálogo em que toda a história do jogo é contada por efeitos sonoros e mudanças na música.
Mas o que é mais interessante do Gon é a sua mecânica principal. Como o Gon é conhecido por ficar nervoso e causar o caos por onde passa quando está assim, neste jogo ele não é diferente, então em vez de ter uma barra de vida, o Gon possui estágio de raiva. Estes estágios são alcançados por ser atingido ou passar por situações que machucariam ele, elas acabam somente irritando o coitado ainda mais. Mas o que deixa isso interessante é que quanto mais irritado ele fica, mais forte ele fica também, e numa lógica bizarra do Hulk, você na verdade tem que evitar ele fique irritado demais pois senão ele vai ficar tão nervoso que ele vai DESTRUIR O MUNDO!
Você pode atacar com rabadas, mordidas e cabeçadas, além de voar por alguns segundos batendo os pequenos braços do coitado (Que se cansa se você fizer isso demais) e correr, ganhando velocidade com o tempo, o que aumenta a distância de seus pulos e cabeçadas.
A comédia do jogo está no ponto, e aprender a usar com equilíbrio a mecânica da raiva é crucial para conseguir passar do jogo com mais facilidade.
E ai, gostaram dos jogos? Digam o que acharam nos comentários.
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