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✫VOID LEMBRA✫ AVENTURAS LÚDICAS NO SUPER NINTENDO PARA SER CRIANÇA NOVAMENTE

Nesta edição de Void Lembra, eu escolhi trabalhar com uma ideia muito pouco trabalhada em jogos mas que eu sempre achei muito interessante, o que é a tentativa de capturar uma aventura como uma criança imaginaria elas.



Os quatro jogos escolhidos para esta postagem tem 2 coisas em comum:
  • Os personagens principais são majoritariamente crianças dentro do setting do jogo;
  • As aventuras se passam e um universo fantástico, quase que uma mistura de parque diversões e conto de fadas.
WAGYAN PARADISE

Vídeo retirado do canal: RetroDrew
Este é o primeiro jogo por um bom motivo. Neste jogo, você joga com 2 jovem Wagyans (Uma especie de dinossauros de brinquedo) que se envolvem em uma sequência de aventuras tentando resolver os problemas das pessoas que eles encontram (ou escapar de problemas que eles se envolvem) até se envolverem com o plot principal, envolvendo o Great King, que está aprontando alguma coisa com as pessoas de Wagyan Land.

O jogo com uma trilha sonora incrível, que é relaxante e empolgante quando precisa, e é boa do início ao fim do jogo.

Mas o que rouba o show neste jogo são as fases. Uma variedade incrível de temas, cada um com efeitos incríveis de background, mostrando tudo o que é possível fazer com o famoso Mode 7, transparências e Paralax do Super Nintendo. Além disso o jogo utiliza muito bem a mecânica dos gritos do Wagyans, que não destroem inimigos mas paralisam eles, permitindo que você use eles de plataforma.

Além disso, uma das ideias mais interessantes trazidos por este jogo é o sistema de dificuldade, baseado na Idade que você coloca na hora de começar o jogo. O jogo irá adaptar a dificuldade do jogo de acordo com a idade, mas essa adaptação é dinâmica do gameplay e das lutas de chefes (Que são minigames, a maioria relacionadas com um jogo de palavras japonês chamado Shiritori, que se baseia em fazer uma sequência de palavras que comecem com a última letra/sílaba da palavra anterior, que você pode perceber, é meio impossível de adaptar fora do japão, além de outros mais óbvios e fáceis de entender como encaixar peças de formas específicas). Crianças muito pequenas vão ter o gameplay e as lutas de chefes mais simples, mas eles vão ficando mais difíceis de forma assíncrona, onde o gameplay vai ficando mais difícil até certo ponto conforme ela vai crescendo, mas os chefes só começam a ficar realmente mais difíceis conforme você vai se aproximando da idade adulta, onde os jogos de lógica vão ficando mais fáceis, até o momento em que você passa a ter reflexos mais divagares devido a idade, ai o gameplay fica mais fácil novamente e enquanto os chefes ficam só um pouco menos difíceis.

DO-RE-MI FANTASY: MILON'S GREAT ADVENTURE

Vídeo retirado do canal: SNES drunk
Eu gosto muito de falar deste jogo pois ele se trata de uma das gemas que eu mais me apaixonei quando eu entrei no mundo dos jogos retro. Sendo uma sequência de Milon's Secret Castle, o jogo é uma melhoria extrema de seu antecessor.

Continuando a história de Milon, o garoto que queria cantar, você irá passar por múltiplos mundos, cada um deles contendo um tema distinto e completamente bem realizado. Cada faze possui a sua Gimmick exclusiva e além disso você vai destravando novas habilidades conforme você vai coletando todos as Estrelas Musicais e os Instrumentos Sagrados, que te ajudam a se livrar dos obstáculos nos mundos seguintes além de permitir que você consiga obter alguns itens secretos nos mundos anteriores.

O gameplay do jogo é superficialmente similar ao de qualquer jogo de plataforma da época, você pode pular nos inimigos, mas isso não os mata, em vez disso eles ficam paralisados e você pode usar eles de plataforma e o seu tiro de Bolha, que prende os inimigos ou desarma eles, e se você encostar em um inimigo embolhado, ele vai sair voando para fora da tela, levando todos os inimigos que encostarem nele no caminho.

O que mais me captura neste jogo é a criatividade dos temas dos mundos. Temos os temas mais conhecidos como um mundo da Floresta, do Fogo, do Gelo e da Água, mas também contamos com mundos como o Mundo dos Doces, a Capela das Músicas e o Castelo de Brinquedos, que estão cheios de idéias interessantes como cascatas de vinho, canhões de champanhe e escadarias de sinos.

MAGICAL POP'N

Vídeo retirado do canal: SNES drunk
Este é um jogo que eu gosto de descrever como o que aconteceria se o Zelda 2: Link's Adventure tivesse um jogo que fizesse com ele o que o A Link to the Past fez com o The Legend of Zelda original.

No jogo você controle uma pequena princesa que está treinando para ser uma heroína, e no meio do seu treinamento o seu reino é atacado e você tem que defender ele das forças invasoras.

A pequena Princesa possui habilidade similares as do Link em Zelda 2, em que ela pode atacar para frente, abaixada ou para baixo se estiver no ar (com a adição de atacar para cima), e ela vai destravar um arsenal de magias que irão ajudar a derrotar os inimigos e abrir passagens.

O jogo conta com bastante exploração e caminhos alternativos dentro das fases, além de ter um gameplay fluido e bem acabado. O que mais me impressiona neste jogo é a mistura da fantasia com o inicio da era industrial, tendo máquinas ao lados de seres claramente mágicos, criando uma mistura que eu adoro.

O jogo não é muito longo para um jogo de plataforma, mas vale a pena jogar mais de uma vez para ver se você consegue achar mais segredos dentro das fases.

JELLY BOY 2

Vídeo retirado do canal: Vysethedetermined2
Este é atualmente o meu jogo favorito desta lista, o que me deixa ainda mais triste que ele nunca foi lançado oficialmente, significando que existe zero chance de ele receber uma sequência.

Jelly Boy 2 é uma sequência do jogo Smart Ball, que se tratava das aventuras de um príncipe que foi transformado em um slime por um mago maligno e ele tem que lutar para recuperar a sua forma original. No jogo original você podia coletar bolas dentro de seu corpo que tinham propriedades específicas como bombas ou projeteis, além de poder usar as propriedades de slime para escalar as paredes e andar pelo teto, entrar em canos e até mesmo se achatar ou esticar para se livrar de obstáculos.

Jelly Boy 2 continua com essa temática, onde você controla 5 crianças e um cachorro que foram transformadas em slimes por um bobo da corte maligno enquanto elas visitavam o parque de diversões, e agora elas tem que resgatar umas as outras e tentar encontrar o bobo da corte para acabar com o feitiço.

O jogo leva a temática de parque de diversões muito a sério e cria todo uma sensação de um mundo de mentirinha que as crianças estão explorando. Cada uma das zonas do parque possuem as suas Zonas da Frente, em que você explora os brinquedos e as partes externas das atrações, e a Zonas de Bastidores, em que você vai ver as coisas por traz da cortina e tem que navegar as decorações, andaimes, depósitos, etc. Cada mundo possui o seu próprio tema e é representado por uma sessão do parque, como Aventuras na Selva, Cowboys VS Ninjas, Piratas, o Espaço, etc.

O que é mais interessante deste jogo é que cada criança possui as suas próprias habilidades além das propriedades de slime, que são necessárias para conseguir alcançar os segredos do jogo e desbloquear o final verdadeiro.

E ai, gostaram do que viram? Digam nos comentários.

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