Postagens Recentes

✫VOID INDICA✫ Monolith - Roguelike de Navinha? É isso mesmo!

Uma coisa que eu adoro quando eu olho para jogos indies é a constante surpresa em experimentar misturas de gêneros nunca antes vistos, e melhor ainda quando elas são feitas de formas novas.

Monolith, um jogo que superficialmente parece com um jogo de navinha com controles no estilo Twin Stick (Tipo Geometry Wars e Smash TV), mas ele conta com toda uma lógica retirada diretamente dos jogos estilo Roguelike (Tipo Pokemon Mystery Dungeon e netHack) em que você tem que explorar calabouços gerados proceduralmente e que você vai morrer e recomeçar em um layout nova múltiplas vezes até completar a sua aventura.


A mistura funciona de forma quase impecável, toda as tentativas apresentam novas oportunidades e estratégias para você lidar com os obstáculos a sua frente. A sua nave inicial (É possível destravar outras depois de fazer alguns finais) possui um arsenal variado, que pode ser aumentado conforme você vai comprando coisas na loja entre as suas tentativas, como novos tipos de tiro, modificadores e bombas.

O gameplay envolve você controlando uma nave explorando uma ruína gigante, com direito a muitos inimigos e sistemas de segurança da ruína ativando com a sua presença. A sua nave pode voar livremente em qualquer direção, e no caso de estar jogando com o Mouse e o Teclado, você controla a mira dela com o mouse, podem se mover independentemente da direção em que está atirando. No Joystick você usa um analógico para mover e outro para mirar.

O seu arsenal é formado por múltiplos modificadores acima do Tipo de Tiro (Que define como o Tiro funciona e quais modificadores ele terá acesso), como por exemplo a Vulcan, que é uma metralhadora que parece uma versão um pouco melhor da sua arma padrão, e a Sword que pode destruir tiros que sejam atingidos pela lamina em vez da onde de energia. Modificadores como Heavy aumentam o poder dos seus tiros, mas deixam eles mais lentos, e Split fazem eles se partirem em mais tiros ao acertarem algo, ou o meu favorito, Phasing, que faz os seus tiros darem a volta na tela, aparecendo do outro lado, dando uma ajuda extra em acertar inimigos rápidos o por mais de um ângulo. Além disso você destrava peças que dão dano extra em tipo específicos de inimigos na loja.


Vídeo retirado do canal: Team D-13

O layout do calabouço conta com uma biblioteca extensa de salas que são combinadas aleatoriamente para gerar uma experiência nova, com direito a chefões aleatórios para cada andar.

Recomendo para aqueles que gostariam de experimentar coisas novas. Você pode comprar o jogo aqui e aqui.

Nenhum comentário