✫VOID INDICA✫ MSU-1 – Dando uma cara nova aos clássicos do Super Nintendo
Jogos da
sua infância como você jamais pensou ver antes.
Este é um destes casos, com a revolucionária tecnologia do MSU-1, criada a partir da engenharia reversa dos conceitos que seriam empregados no Nintendo Playstation, o projeto falho de parceria entre a Nintendo e a Sony que deu origem ao Playstation. Assunto interessante que ainda pretendo, com mais profundidade, escrever no futuro.
Eu gosto de ficar bastante de olho no que as comunidades de
jogos retrô estão aprontando no momento, pois elas estão sempre criando algo
interessante, sejam fangames, traduções, hacks e homebrews, mas tem vezes em
que elas se superam e acabam criando algo fora do esperado.
Este é um destes casos, com a revolucionária tecnologia do MSU-1, criada a partir da engenharia reversa dos conceitos que seriam empregados no Nintendo Playstation, o projeto falho de parceria entre a Nintendo e a Sony que deu origem ao Playstation. Assunto interessante que ainda pretendo, com mais profundidade, escrever no futuro.
Desenvolvida originalmente por Byuu, uma das lendas da
emulação de Super Nintendo, responsável pelo multiemulador Higan e um dos
emuladores mais precisos de Super Nintendo, o BSNES, a tecnologia MSU-1 (Media
Streaming Unit 1) se trata de uma biblioteca de funções que permitem ao Super
Nintendo e emuladores com suporte a essa tecnologia a capacidade de utilizar
vídeos e áudio com qualidade de CD em seus jogos através de dos canais de
leitura de sinal que o Super Nintendo utilizaria para processar os dados do
BS-X Satellaview e o cancelado Nintendo Playstation.
A tecnologia MSU-1 pode ser utilizada com o hardware
original do Super Nintendo utilizando o cartucho especial SD2SNES, que permite
ao Super Nintendo carregar jogos diretamente de um cartão SD, enquanto no PC,
existem versões novas do SNES9x, BSNES e o multiemulador Higan.
Mas então,
por que isso é tão revolucionário vocês perguntam?
Graças a criação desta tecnologia, a comunidade entrou em
frenesi e começou a testar os limites do que eles conseguiriam fazer com tal
tecnologia, e abaixo eu compartilho alguns dos exemplos mais interessantes:
1.
Melhorando os clássicos com áudio de CD
Quem gosta de jogos de Super Nintendo provavelmente já
procurou as músicas de seus jogos favoritos para ouvir fora deles no seu dia a
dia, e algumas vezes você se depara com versões instrumentais, ou com qualidade
acima do que os chips originais de áudio do SNES permitiam, e ficou pensando o
quão bom seria jogar este mesmo jogo com esta trilha sonora.
Bem, a comunidade em volta do MSU-1 pensou o mesmo, e com
isso fez múltiplos patchs para múltiplos jogos para adicionar estas trilhas com
áudios melhorados, e abaixo é possível ver alguns exemplos.
2.
Jogando com Remixes e Covers
Já existe um segundo grupo que vai mais além, e eles são
aqueles que ouvem covers e remixes dos clássicos e ficam com aquela vontade de
poder jogar com estas versões, dando uma pegada completamente diferente para
estes jogos. A comunidade do MSU-1 também pensa assim, e por isso não é
surpresa de patchs estarem saindo com isso em mente.
3.
Cutscenes animadas e diálogos com voz de alta
qualidade
Para os que sonham mais alto, sempre houve aquela invejinha
quando a gente que ainda tinha os nossos Super Nintendos e acabava vendo os
Playstations e Sega Saturnos da vida mostrando vídeos, cutscenes animadas e
diálogos com voz. Sempre houveram aqueles que sonhavam em jogar os seus jogos
favoritos com este toque a mais de imersão, e contando com isso, já existem
alguns projetos adicionando diálogos, narração e animações, capazes de rodar no
hardware original sem problema, e com a vantagem de não precisar do loading
necessário para os consoles de CD da época.
4.
Importando jogos que nunca seriam possíveis no
SNES
Agora, este é um dos casos mais interessantes. Quem já ouviu
falar do Road Avenger/Road Blaster de Sega CD e Laser Active? Ele é um entre
muitos jogos baseados em tecnologia CD para exibição de FMVs (Full Motion
Videos) como a forma principal do gameplay, tipo o Dragon’s Lair, Space Ace e
Time Gal, sendo ele um dos melhores desta época.
Devido a utilização da tecnologia de FMVs, ele era pesado
demais para ser colocado em um cartucho na época, e com isso o ele acabou nunca
sendo trazido para o Super Nintendo.
Mas isso não impediu os fans do jogo, agora com acesso à
tecnologia MSU-1, de trazerem ele finalmente para o saudoso console. E graças a
melhora tecnológica com os anos, o jogo sendo carregado diretamente do cartão
SD ou to HD do computador diminuiu o seu tempo de loading drasticamente,
permitindo uma experiência ainda mais dinâmica.
E ai! Ficaram interessados? Sabem de mais alguma coisa legal
que as comunidades retrô estão fazendo para manter o nosso hobby vivo? Falem
nos comentários.
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