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✫VOID INDICA✫ MSU-1 – Dando uma cara nova aos clássicos do Super Nintendo

Jogos da sua infância como você jamais pensou ver antes.

Eu gosto de ficar bastante de olho no que as comunidades de jogos retrô estão aprontando no momento, pois elas estão sempre criando algo interessante, sejam fangames, traduções, hacks e homebrews, mas tem vezes em que elas se superam e acabam criando algo fora do esperado.

Este é um destes casos, com a revolucionária tecnologia do MSU-1, criada a partir da engenharia reversa dos conceitos que seriam empregados no Nintendo Playstation, o projeto falho de parceria entre a Nintendo e a Sony que deu origem ao Playstation. Assunto interessante que ainda pretendo, com mais profundidade, escrever no futuro.



Desenvolvida originalmente por Byuu, uma das lendas da emulação de Super Nintendo, responsável pelo multiemulador Higan e um dos emuladores mais precisos de Super Nintendo, o BSNES, a tecnologia MSU-1 (Media Streaming Unit 1) se trata de uma biblioteca de funções que permitem ao Super Nintendo e emuladores com suporte a essa tecnologia a capacidade de utilizar vídeos e áudio com qualidade de CD em seus jogos através de dos canais de leitura de sinal que o Super Nintendo utilizaria para processar os dados do BS-X Satellaview e o cancelado Nintendo Playstation.

A tecnologia MSU-1 pode ser utilizada com o hardware original do Super Nintendo utilizando o cartucho especial SD2SNES, que permite ao Super Nintendo carregar jogos diretamente de um cartão SD, enquanto no PC, existem versões novas do SNES9x, BSNES e o multiemulador Higan.

Mas então, por que isso é tão revolucionário vocês perguntam?

Graças a criação desta tecnologia, a comunidade entrou em frenesi e começou a testar os limites do que eles conseguiriam fazer com tal tecnologia, e abaixo eu compartilho alguns dos exemplos mais interessantes:

1.    Melhorando os clássicos com áudio de CD

Quem gosta de jogos de Super Nintendo provavelmente já procurou as músicas de seus jogos favoritos para ouvir fora deles no seu dia a dia, e algumas vezes você se depara com versões instrumentais, ou com qualidade acima do que os chips originais de áudio do SNES permitiam, e ficou pensando o quão bom seria jogar este mesmo jogo com esta trilha sonora.
Bem, a comunidade em volta do MSU-1 pensou o mesmo, e com isso fez múltiplos patchs para múltiplos jogos para adicionar estas trilhas com áudios melhorados, e abaixo é possível ver alguns exemplos.




2.    Jogando com Remixes e Covers

Já existe um segundo grupo que vai mais além, e eles são aqueles que ouvem covers e remixes dos clássicos e ficam com aquela vontade de poder jogar com estas versões, dando uma pegada completamente diferente para estes jogos. A comunidade do MSU-1 também pensa assim, e por isso não é surpresa de patchs estarem saindo com isso em mente.




3.    Cutscenes animadas e diálogos com voz de alta qualidade

Para os que sonham mais alto, sempre houve aquela invejinha quando a gente que ainda tinha os nossos Super Nintendos e acabava vendo os Playstations e Sega Saturnos da vida mostrando vídeos, cutscenes animadas e diálogos com voz. Sempre houveram aqueles que sonhavam em jogar os seus jogos favoritos com este toque a mais de imersão, e contando com isso, já existem alguns projetos adicionando diálogos, narração e animações, capazes de rodar no hardware original sem problema, e com a vantagem de não precisar do loading necessário para os consoles de CD da época.




4.    Importando jogos que nunca seriam possíveis no SNES

Agora, este é um dos casos mais interessantes. Quem já ouviu falar do Road Avenger/Road Blaster de Sega CD e Laser Active? Ele é um entre muitos jogos baseados em tecnologia CD para exibição de FMVs (Full Motion Videos) como a forma principal do gameplay, tipo o Dragon’s Lair, Space Ace e Time Gal, sendo ele um dos melhores desta época.

Devido a utilização da tecnologia de FMVs, ele era pesado demais para ser colocado em um cartucho na época, e com isso o ele acabou nunca sendo trazido para o Super Nintendo.

Mas isso não impediu os fans do jogo, agora com acesso à tecnologia MSU-1, de trazerem ele finalmente para o saudoso console. E graças a melhora tecnológica com os anos, o jogo sendo carregado diretamente do cartão SD ou to HD do computador diminuiu o seu tempo de loading drasticamente, permitindo uma experiência ainda mais dinâmica.


E ai! Ficaram interessados? Sabem de mais alguma coisa legal que as comunidades retrô estão fazendo para manter o nosso hobby vivo? Falem nos comentários.

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