Postagens Recentes

✫VOID INDICA✫ World of Horror – Terror novo, cara antiga

Jogos de tabuleiro do H.P. Lovecraft, Junji Ito e PCs antigos em uma sopa aterrorizante.

Para pessoas mais ligada nas comunidades retrô, ou quem procura novidades interessantes, sempre uma hora ou outra aparece um projeto com um estilo visual bem diferente que te captura só de olhar. Um estilo que sempre me pega desprevenido é o dos gráficos 1bit/2bits, mais conhecidos como o velho preto e branco binário.

Eis que, enquanto sigo um dos streamers que eu gosto, o veterano Slowbeef, pai fundador dos Videos de Let’s Plays, e vejo ele jogando um estranho jogo neste estilo com uma apresentação bem interessante.


Vídeo retirado do canal: slowbeef

À primeira vista ele parece ser somente um jogo de aventura com prompt de comandos programados, tipo os jogos feitos com a engine MacVenture (Deja Vu, Uninvited, Shadowgate, etc), mas com o tempo, conforme você se familiariza com as mecânicas, você vai entendendo que ele é muito mais próximo de jogos de tabuleiros baseados nos trabalhos do escritor H. P. Lovecraft, como Arkhan Horror, Eldritch Horror e Mansions of Madness.

A pegada principal de World of Horror está no seu estilo artístico, baseado nos trabalhos do artista e mangaká Junji Ito, uma das lendas do horror japonês. A inspiração é tão óbvia que nas primeiras versões, quando ainda na fase alfa do desenvolvimento, muitos dos designs dos personagens e monstros eram retirados diretamente de trabalhos do autor.

O jogo mudou bastante durante o seu desenvolvimento, ficando mais estruturado e complexo, mas também adicionando certas melhorias de qualidade de vida ao gameplay.

Quando você inicia o jogo pela primeira vez, na sua versão atual, ele lhe apresenta algumas opções de campanhas para se acostumar com o sistema passo a passo, dando uma interessante curva de aprendizado para os iniciantes.

Mas o grosso do jogo está no modo customizado, onde você pode selecionar o seu personagem, o deus ancião que você vai enfrentar e até adicionar expansões que você vai destravando conforme joga e compre certas condições e requisitos especiais delineadas na versão do jogo de Achievements.

Uma partida padrão de World of Horror se trata de guiar o seu personagem através de 5 mistérios que estão ocorrendo na sua cidade, cada um com múltiplos finais, até conseguir as 5 chaves necessárias para entrar no farol e parar o ritual de invocação do deus ancião.

Os eventos que acontecem dentro do mistério são totalmente aleatórios, incluindo quais mistérios estão disponíveis para você durante a partida. Para resolver cada mistério você tem que ir aos “Locais de Interesse”, que são alguma das localidades dentro da cidade que o jogo lhe informa como próximo ponto importante para mover a investigação para a frente. 

Note que o jogo não te obriga a ir diretamente a eles, e ele até oferece recompensas por explorar locais fora do mistério atual, como no caso das dicas que o jogo oferece que dão oportunidades de obter finais alternativos para o seu mistério atual, itens que destravam finais alternativos ou até mesmo achievements.

Note que existe um “limite” de turnos em uma partida além de simplesmente perder Vida e Sanidade com os eventos nocivos que você encontrar aleatoriamente (Como inimigos, armadilhas ou encontros com o outro mundo), e este limite é o contador da perdição, elemento comum de jogos de tabuleiro do universo do Lovecraft, que conta a porcentagem que o ritual está completo. Levar este valor a 100% faz o deus ancião ser acordado no mundo físico você ser destruído instantaneamente.

Terminar mistérios lhe recompensa com uma diminuição da porcentagem de perdição, a chance de recuperar Vida, Sanidade ou ganhar Experiência extra mas também ativa uma das influências do deus ancião, causando um evento adverso constante para o resto da partida, como lotar os hospitais, tornando mais caro e complicado utilizar os serviços hospitalares para se livrar de status negativos, como espantar o cachorro da loja de itens, o mascote do jogo, que impede você de comprar a maioria dos itens do jogo.

Eventos também possuem condições especiais, que permitem que você consiga sair ileso ou conseguir itens e aliados extras se você tiver algum item ou habilidade. Por exemplo, existem lugares que no caso de você ter uma lanterna, você não precisa se arriscar para conseguir o item.

Falando em habilidades, quando você passa por eventos, você consegue pontos de experiência. Ao passar de 100 pontos, você pode gasta-los para aumentar algum dos seus status e uma habilidade nova, que te dá um benefício, como vantagens em combate, investigação ou até acesso a eventos especiais.

Por fim, ao entrar no Farol, o local final onde está ocorrendo o ritual, você irá se deparar com uma série de testes, todos que testam sua atenção ao sistema do jogo, ao que ocorreu durante a partida e o quão preparado você está.

Este jogo é uma experiência interessante, recebendo minha recomendação. Se você curte terror, jogos de tabuleiro ou até conteúdo com uma pegada mais retrô, é uma pedida óbvia.

O jogo está disponível na Steam e no Itch.io, para ficar ciente de atualizações e interagir com o desenvolvedor também entre no Discord oficial do jogo.

Venham e digam o que acharam, e se já conheciam o jogo, falem das suas experiências com ele.

Nenhum comentário