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✫REVIEW✫ Capoeira Fighter 3 - Ultimate World Tournament

Conhecendo o jogo de luta indie com um tempero distintamente brasileiro

Para os entusiastas de jogos de luta, existem aqueles que mergulham de cabeça em um único jogo para se tornarem o melhor jogador dentro do seu grupo, e existem aqueles que estão sempre procurando algo diferente, sempre procurando achar o próximo jogo para aprender. Eu caio na segunda categoria, e sempre acabo me deparando com incríveis surpresas.



O Capoeira Fighter 3 é uma dessas surpresas. Como o nome demonstra, ele obviamente é o terceiro jogo da série, começada com o Capoeira Fighter para navegador, com movimentos simples e sem variedade de personagens, com a sequência apresentando uma seleção de personagens diferentes e algumas mecânicas que lembram um pouco o Virtua Fighter. Com o terceiro jogo, que estou cobrindo nesta resenha, o salto foi drástico, e o jogo representa uma evolução que mostra os limites da ferramenta Flash, que tristemente morreu este ano.



Desenvolvido por Scott Stoddard junto do grupo Spiritonin, mais conhecido por Robot Unicorn Attack, que passou um tempo de sua vida no Brasil e se apaixonou pela capoeira como estilo de luta e a sua cultura associada, e com o tempo ele foi querendo representar esta paixão em forma de jogos.


O Capoeira Fighter 3 já impressiona com a apresentação, sendo extremamente refinado, gráficos originais de qualidade e interface fácil de navegar. Múltiplos modos de jogo além de um modo de treino bem compreensivo para aqueles que querem entender os sistemas básicos do jogo. 

Ao olhar a tela de seleção, você já se depara com uma lista grande de personagens, e bastante personagens para habilitar. Quando você vê o elenco pela primeira vez e se depara com metade do total de personagens sendo capoeiristas, isso pode até assustar e parecer que o jogo vai ser cheio de clones e personagens genéricos, mas podem ficar despreocupados, o jogo faz questão de dar para cada personagem uma identidade. Nunca antes eu vi um jogo dar tanta variedade de movimentos para um único estilo de luta.

O jogo conta com 4 botões (soco esquerdo, soco direito, chute esquerdo, chute direito), um sistema mais uniformizado de golpes (Cada personagem possui um Especial e um Super associado a cada um dos botões, com exceção do boxeador Aleron, que somente usa os botões de soco para os especiais, além de uma esquiva universal com o soco direito), além de um sistema de Tag, uma barra de stamina que permite conectar golpes mais facilmente para combos e um sistema de Grooves, que te dão buffs temporários após utilizar um Super, e também um sistema de golpes normais que mudam de acordo com a direção segurada.

Apesar de o parágrafo acima fazer o jogo parecer complicado, ele na verdade integra tudo isso de forma quase invisível no gameplay, portanto, você pode aprender enquanto joga, sem se preocupar muito com os sistemas até se sentir seguro em explorar eles mais a fundo.

O jogo conta com um modo história com 2 finais para cada personagem e, os finais se interligam se eles seguem logicamente o mesmo caminho na história, como por exemplo os finais da Buldogue e da Ramba, que são similares se você seguir o caminho na história em que as duas se unem.

Além disso, o elenco possui algumas adições interessantes, como sátiras de personagens conhecidos, como a história do Macaco sendo uma grande referência ao Blanka e o Jimmy Zappa sendo uma paródia gigante do vilão do filme Karate Kid, Billy Zabka combinado com o Ken do Street Fighter, contando até com um tema baseado na música You’re the Best Around, de Joe Esposito, o tema do filme.

Por fim, se existir um problema com o jogo, seria o fato do grinding necessário para conseguir os personagens secretos, devido aos valores baixos das recompensas por jogar o jogo normalmente, para aqueles que não se importam tanto em destravar manualmente, é indicado o uso do Cheat Engine ou obter o save de terceiros para conseguir habilitar todos os personagens de uma forma menos maçante. 

Algumas das versões online já vem com créditos o bastante para habilitar todos os personagens de início, evitando o problema. Além disso, existe o problema de devido a engine, ele não possuir suporte nativo para Joysticks, necessitando de ferramentas de terceiros, como o JoytoKey para conseguir utilizar joysticks com o jogo.

O Capoeira Fighter 3 é um exemplo de um jogo que sempre impressiona pela quantidade de polimento e é recomendado para todos aqueles que gostariam de conhecer algum jogo de luta no PC que leve aos limites a sua engine.

Ficaram curiosos ou já conhecem o jogo, digam nos comentário e compartilhem as suas experiências ou expectativas.


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