✫VOID INDICA✫ Card Sagas War – O elusivo espetáculo retorna
O que para muitos virou uma lenda urbana, finalmente virou realidade.
Se você andou pelo youtube no fim dos anos 2000 e começo dos anos 2010, você provavelmente se deparou de uma forma ou de outra com um trailer de um jogo “crossover muito louco” com coisas como o Link da série Zelda contra o Cloud do Final Fantasy 7, a Kos-Mos da série Xenosaga contra o X da série Mega Man X, o Crono do Chrono Trigger contra o Soma Crus da série Castlevania ou a Samus Aran da série Metroid contra o Master Chief da série Halo.
Vídeo retirado do canal: orkimides
Por muito tempo esses trailers eram a única coisa de mais sólido que existiam do elusivo Card Sagas War, o jogo originalmente feito com base na engine M.U.G.E.N. que tinha o ambicioso objetivo de ser um jogo novo com sprites completamente originais, um sistema completamente diferente de batalha e uma quantidade enorme de assists das mais variadas séries.
Este projeto era uma ideia conjunta dos ilustradores digitais Ahruon e Orkimedes, que tinham uma página dedicada a Sprite arts, conhecida como Card Gallery, só que com o tempo eles resolveram anunciar este projeto e vinham colocando materiais, notícias e vídeos do jogo online para as pessoas acompanharem, e lá pelo meado de 2011 qualquer menção direta do jogo pelos 2 parou completamente, dando a impressão de que jogo estaria cancelado.
Só que em meados de 2018 os dois reaparecem, finalmente liberando o que eles tinham terminado do projeto e deixando os arquivos de desenvolvimento para um time sucessor, atualmente nomeado Card Sagas War Online Team que utiliza dos esforços da comunidade para tentar dar continuidade (mesmo que lenta) ao projeto.
Como a versão antiga era baseada em uma versão bastante desatualizada da engine M.U.G.E.N., ela era muito instável e não tinha uma grande quantidade dos recursos que facilitariam o projeto hoje em dia, e a primeira coisa que o Card Sagas War Online Team fez foi fazer um port do jogo para a engine I.K.E.M.E.N., um fork da engine M.U.G.E.N. com funcionalidade online.
Daí o projeto passou focar em balanceamento, remoção de bugs e extras, como versões “Chefe” de alguns personagens que tinham status melhores que os originais.
Atualmente o jogo se encontra na versão 0.6c, lançada no dia 27/04/2020, e teve a adição de cenários novos, músicas novas, mudança do sistema de combos para diminuir o dano de alguns e facilitar os combos com outros personagens.
Todas estas informações e o link de download podem ser encontradas no discord oficial do time, onde eles estão atualmente gerenciando um torneio com prêmios:
Bem, falei bastante da história do jogo, mas agora é uma boa hora para falar do jogo em si.
No seu elenco principal temos Lenneth de Valkyrie Profile, Walkure/Valkyrie de The Legend of Valkyrie, Crono de Chrono Trigger, Soma Cruz de Castlevania Aria/Dawn of Sorrow, Link de The Legend of Zelda, Cloud Strife de Final Fantasy 7, Etna e Prinny de Disgaea, Ivy de Soul Calibur/Edge, KOS-MOS de Xenosaga, X de Mega Man X, Samus Aran de Metroid e Master Chief de Halo.
Cada personagem possui suas próprias gimmicks, que são mecânicas originais e exclusivas, que dão um tom especial para eles.
No jogo existem os seguintes tipos de golpes:
- Normais, golpes físicos rápidos usados principalmente para fazer combos. São todos contidos no mesmo botão e podem ser alterados se algum direcional é segurado enquanto você vai apertando os comandos.
- Especiais, golpes com um modelo similar ao da série Super Smash Bros, com cada personagem tendo golpes especiais diferentes, um para cada direção mais um para quando você está em direção neutra. Eles podem mudar se você estiver no ar.
- Alpha Moves, super golpes realizados com o botão de golpes normais. Estes golpes tendem a ser focados em atacar de perto e geralmente são combos ou golpes físicos fortes.
- Beta Moves, super golpes que são feitos com o botão de golpes especiais. Estes golpes tendem a ser focados em utilizar de projeteis ou de efeitos menos diretos, como invocar aliados ou usar buff.
- AlphaBeta Moves, super golpes que usam ambos os botões de ataque. Eles são bastante poderosos mas possuem um alto fator de risco e recompensa.
- Assist Moves, são cartas aleatórias que você ganha por levar dano. Ela vem em 3 níveis, um mais forte que o outro, que quando utilizadas irão invocar personagens de diversos jogos para te ajudar na batalha, te dando um buff, atacando o inimigo, utilizando debuffs nele, te curando, etc.
- Crisis Card Moves, são super golpes cinemáticos, disponíveis se você tem menos de 30% da sua vida, pelo menos 1 carta de Assist e as barras de Alpha e Beta cheias. Estes golpes irão parar a luta para fazer uma sequência cinemática de golpes, que causam danos massivos ao inimigo.
Vídeo retirado do canal: zergvsgenin
O sistema de batalha é superficialmente simplificado, com os únicos golpes que precisam de alguma sequencia como meias luas ou coisas do tipo sendo os Alpha, Beta e AlphaBeta moves. Mas não se deixe enganar, ele tem a sua profundidade e aprender como utilizar de combos e assists é um importante para se tornar bom nesse jogo.
Os assists realmente roubam o show, com uma lista imensa de jogos populares e pequenos representados, como os Rabbids que ficam pulando no seu inimigo para atrapalhar os golpes dele, a Aya Brea do Parasite Eve te dando ReRaise para te salvar caso você perca toda a vida, o Overlord do jogo Overlord invocando os diabretes para bater no inimigo, o Azrael do Legacy of Kain sugando as barras de super do adversário, o Quote do Cave Story utilizando o Bubbler para encher a tela de projeteis, etc. Cada assist é completamente diferente um do outro e é sempre divertido achar um novo enquanto você joga.
Vídeo retirado do canal: Thiagomii
E ai! Estão a fim de jogar também? Digam ai nos comentários
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